sábado, 18 de outubro de 2008

PULMÕES


Os pulmões do ser humano são de excenssial importância no sistema respiratório. São responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. São dois orgãos de consistência esponjosa e medem mais ou menos 25 cm de comprimento. Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares.
Os pulmões humanos são divididos em segmentos denominados lobos. O pulmão esquerdo possui dois lobos e o direito possui três. Os pulmões são revestidos externamente por uma membrana chamada pleura.
Os pulmões estão localizados no interior da cavidade toráxica. O Pulmão é apoiado pelo Diafragma e protegido pela caixa toráxica.
Sua função principal é oxigenar o sangue venoso. Os pulmões sadios são normalmente claros, amolecidos e esponjosos. Eles são muito elásticos e encolhem cerca de um terço de seu tamanho quando a cavidade torácica é aberta. Cada pulmão preenche o seu espaço na cavidade torácica e é radiotransparente. Cada pulmão tem forma cônica e está contido em seu próprio saco pleural. Os pulmões estão separados entre si pelo coração e grandes vasos no mediastino médio. Os pulmões estão presos ao coração e traquéia por estruturas no seus hilos (artérias pulmonares, veias pulmonares e brônquios principais) e ao pericárdio pelos ligamentos pulmonares. Cada pulmão tem um ápice, uma base, uma raiz e um hilo.
• O ápice do pulmão, uma extremidade superior, arredondada e cônica, estende-se na raiz do pescoço através da abertura torácica superior.
• A base do pulmão é uma face diafragmática, côncava e está relacionada com a cúpula do diafragma.
• A raiz serve para a fixação do órgão e é a "via" para passagem de estruturas que entram e saem do hilo. Ela liga a face medial do pulmão ao coração e à traquéia e é circundada pela reflexão da pleura parietal para a visceral.
• O hilo é o local onde a raiz está fixada ao pulmão. Ele contém os brônquios principais, vasos pulmonares (uma artéria e duas veias), vasos brônquicos, vasos linfáticos e nervos que entram e saem do pulmão.
As principais diferenças entre o pulmão direito e o esquerdo:
• O pulmão direito tem três lobos, o esquerdo somente dois;
• O pulmão direito é maior e mais pesado do que o esquerdo, mas é mais curto e mais largo, porque a cúpula direita do diafragma é mais alta e o coração e o pericárdio projetam-se para a esquerda;
• A borda anterior do pulmão direito é retilínea, enquanto a do pulmão esquerdo tem uma profunda incisura cardíaca.

Nenhum comentário:

Clique e assine

 
©2008 Templates e Acessorios Por Elke di Barros