sábado, 18 de outubro de 2008

SAIBA MAIS

Quanto de ar respiramos?

A cada respiração, é inalado meio litro de ar. Calculando-se um ritmo médio de 12 inspirações por minuto (quando se está tranqüilo), entram para os pulmões 17 000 litros de ar por dia. Os cílios, minúsculos fios de mucosa que revestem as células da traquéia e dos pulmões, empurram a sujeira do ar a ser expelida, numa velocidade de 12,7 milímetros por minuto.

Como acontece o reflexo da tosse?

Os brônquios e a traquéia são tão sensíveis a um toque leve, que quantidades mínimas de material estranho ou substâncias que causam irritação iniciam o reflexo da tosse. Impulsos nervosos aferentes passam das vias respiratórias (principalmente pelo nervo vago) ao bulbo (medula oblonga), onde uma seqüência automática de eventos é disparada por circuitos neuronais locais, causando os seguintes efeitos:
- inspiração de até 2,5 litros de ar;
- fechamento da epiglote e das cordas vocais para aprisionar o ar no interior dos pulmões;
- contração forte dos músculos abdominais e dos músculos intercostais internos, empurrando o diafragma e provocando aumento rápido de pressão nos pulmões (de 100 mmHg ou mais);
- abertura súbita das cordas vocais e da epiglote e liberação do ar dos pulmões sob alta pressão.
Desta forma, o ar que é expelido de forma explosiva dos pulmões para o exterior se move tão rapidamente que carrega consigo qualquer material estranho que esteja presente nos brônquios e na traquéia.


Soluçamos, por quê?

Ás vezes comemos e engolimos o ar junto. Então a glote fica confusa, não sabe se abre ou se fecha. E o diafragma entra em ação, empurrando ar para cima para expulsar algum alimento que possa ter entrado.
O característico barulhinho “hic, hic” surge quando ocorre fechamento súbito da glote (abertura superior da laringe, onde se localizam as cordas vocais), produzindo vibração nas cordas vocais.

Como acontece o reflexo do espirro?

O reflexo do espirro é muito parecido com o reflexo da tosse, exceto pelo fato de se aplicar às vias nasais, ao invés das vias respiratórias inferiores: o estímulo que inicia o reflexo do espirro é a irritação das vias nasais. Impulsos aferentes passam do quinto par de nervos craniano ao bulbo, onde o reflexo é disparado. Uma série de reações semelhantes às do reflexo da tosse acontece, grandes quantidades de ar passam rapidamente pelo nariz, ajudando, assim, a limpar as vias nasais:
- o ar que sai das narinas durante o espirro atinge em média 150 Km/hora.
- ao espirrarmos espalhamos aproximadamente 40 mil gotículas de saliva.
- quando espirramos fechamos os olhos, devido às contrações musculares.
- transmite muitas doenças respiratórias.

Como o oxigênio chega às células?

O ar do alvéolo é mais rico em O2 do que o sangue. O O2 do alvéolo vai para o sangue onde se liga com a hemoglobina. Com o CO2 ocorre o contrário, o sangue é mais rico em CO2 do que o alvéolo.O CO2 sai do sangue entra no alvéolo. Esse processo se chama hematose.
Quando o sangue (agora rico em O2) chega às células, acontece o contrário: por difusão o CO2 sai da célula (meio mais concentrado) e vai para o sangue (meio menos concentrado). O O2 então sai do sangue (meio mais concentrado) e entra na célula (meio menos concentrado).
Outro gás, o CO (monóxido de carbono), também pode se ligar à hemoglobina. Quando isso acontece, temos um sério problema, porque a ligação ente o CO e a hemoglobina é mais forte. Assim, o CO dificilmente se desprende da molécula e impede que um oxigênio ou um dióxido de carbono se ligue a ela. Isso diminui a capacidade transportadora do sangue: quando mais CO você inspira, menos CO2 e O2 seu sangue pode transportar

Como ocorre a respiração intracelular?

Uma vez dentro da célula, o oxigênio vai reagir com a glicose (dentro de uma organela chamada mitocôndria) e vai surgir a energia e o gás carbônico. A energia é aproveitada e o CO2 sai da célula, vai pro sangue, pro pulmão e por fim para o ambiente.
Equação da respiração:
O2 + C6H12O6 (glicose) -> CO2 + H2O + ENERGIA (em forma de

Quais os efeitos da atividade física na ventilação pulmonar?

Um aumento da atividade física também provoca aumento na ventilação pulmonar de outras formas:
Impulsos provenientes da área motora cortical, responsável pelo comando consciente de nossa atividade motora, ao se dirigirem para baixo, em direção à medula, passam pelo tronco cerebral (além de outras áreas) e fazem conexões com alguns neurônios desta região. Isso pode provocar aumento na ventilação pulmonar, muitas vezes mesmo antes que as alterações gasométricas (hipercapnia, hipóxia ou acidose) aconteçam.
Movimentos passivos também podem aumentar a ventilação pulmonar: Na profundidade de nossos músculos esqueléticos, nos tendões e mesmo no interior de muitas das nossas cápsulas articulares, possuímos receptores que se excitam a cada movimento dessas estruturas. Ao se excitarem, enviam impulsos que se dirigem à medula e também, muitas vezes, ao encéfalo, passando pelo tronco cerebral e fazendo conexões com neurônios do Centro Respiratório.

Nenhum comentário:

Clique e assine

 
©2008 Templates e Acessorios Por Elke di Barros